Contactos

NVproduções. Áudio,Vídeo e Música. Digital

  • Pessoa de contato: Eli Mauricio . NVaudiovisual
  • Telefone: +55 (24) 9259-43-71
  • Skype: eli.mauricio
  • Endereço postal: Petrópolis. Rj, Petrópolis, Rio de Janeiro, 25720, Brasil

Renovações do site

O computador engoliu o Studio

O computador engoliu o Studio

23/07/11

O computador engoliu o Studio!

Bem pessoal, hoje com o avanço da tecnologia é coisa do passado aqueles gravadores de rolo e outros aparelhos periféricos de gravação , isto não quer dizer que dizer que ainda nbão são úteis , mas a tecnologia esta ai para agilizar o processo e com qualidade igual e até superior para realizar o mesmo trabalho quer para gravação , edição ou mixagem tanto na área de áudio como na de vídeol. é claro que quanto melhor o studio for equipado com recursos , melhorficara o trabalho , Leia os artigos abaixo e compreendera melhor. Todos os anos várias empresas lançam no mercados poderosos softwares para este trabalho e adicionado a eles os plugins. Antes entenda um pouco o que é software e hardware.

Softwares são os programas (antivírus, word, excel, jogos, programas para criação , edição de musica e audio etc…), e hardware é a parte física do computador como impressora, vídeo, CPU, isto é tudo o que se refere a máquina No nosso caso os gravadores de rolo e outros… No nosso caso utilizamos para gravação um software , tecnologia Sonar , Sony , Encore e um hardware que é uma placa de som m-áudio profissíonal e um Hd de boa qualidade , que é onde realmente são gravado os sons.

O que é edição –
montagem de áudio ou vídeo em que são decididas as ordens em que serão exibidas.
Plug-ins. Vst e Vsti o que são ?
Plugins é um equipamento ou efeito digital equivalente a um periférico , que desempenha as mesmas funções , inclusive em apareência e manuseabilidade , porém atravez de softwares, eles contém rapidez qualidade e eficiência
Segue abaixo outra nota .
Plugins VSTsão efeitos . VSTI são instrumentos.
Nesta listagem acima podemos sitar como exemplo de plugis mesa de som , equalizador , compressor ,todos os efeitos como delay , chorus , flange , reverb. simuladores de amplificador , pedaleira para gutarra enfim , e como dito acima , rapidez e eficiência
Plug-ins para processar o áudio. No final da década de 1990, os plug-ins ou programas acessórios para processar o áudio encontraram computadores com velocidade suficiente para rodar uma boa quantidade simultânea deles. Foi a senha para a popularização das mixagens virtuais. Dezenas de canais de áudio podem ser mixados com ótimos efeitos, compressores, equalizadores paramétricos, auto-afinação de vozes, redutores de ruídos, modeladores de imagem estéreo ou surround. Outra atividade que surgiu e se popularizou foi a dos restauradores de gravações antigas. Do toca-discos ao CD-RW, as músicas passam por receivers, boas placas de áudio, já bem mais acessíveis, e programas de edição de áudio e de masterização de CDs, apoiados por plug-ins para restauração. Produzir coletâneas em CDs virou uma tarefa doméstica.
Finalmente, tudo no computador. O novo milênio veio unificar os diversos significados da expressão “computer music”. A expressão artística eletrônica, especialmente os loops percussivos, contagiou quase todos os gêneros de música popular. Após absorver seqüenciadores de teclados MIDI, gravadores de áudio multipista, processadores de áudio e a própria mesa de mixagem, chegou a vez de engolir o que restava do lado “de fora”. Justamente os outros “computadores”: os instrumentos eletrônicos. Agora, samplers, sintetizadores e baterias também são programas de computador. E os computadores estão virando portáteis, com suas placas de áudio e MIDI com conectores firewire ou USB para os laptops. A nova tendência são as superfícies de controle, que são mesas controladoras, bem mais ergonômicas que o mouse. Do lado de fora, só restaram os microfones, alto-falantes, instrumentos e o controlador MIDI. E o talento humano, é claro!
Mesa física ou a virtual ?
Quer dizer que eu não preciso ter uma mesa? Posso mixar tudo na mesa virtual do Cakewalk? Não é bem assim. Primeiro, porque precisamos de uma mesa para a gravação de vozes e instrumentos acústicos e elétricos. Ou de um pré-amplificador, para enviar o som do microfone para a placa de áudio. No custo-benefício, uma pequena mesa com entradas de boa qualidade para os microfones sai ganhando. Segundo, porque, para mixar tudo no computador precisamos de um processador bem rápido, atual, bastante memória, um HD de alta velocidade e capacidade e uma boa coleção de plug-ins de processamento de som. Ou seja, é possível mas não é barato. E, além do mais, passar horas de mixagem operando uma mesa virtual com o mouse não é ergonomicamente aconselhável. Então, mixar na mesa “física” ou na virtual seria uma questão de gosto ou economia? Também não é isso. De fato, há vantagens em mantermos os sons dentro do computador, em vez de os levarmos para lá e para cá, especialmente quando usamos placas de som com maus conversores AD/DA. Para resolver o problema da ergonomia, quanto à operação da mesa, alguns fabricantes começaram a lançar um produto que promete resolver a questão: uma mesa física que funciona como um mouse, controlando a mesa virtual. Feita exclusivamente para controlar um sistema de gravação em computador. Operamos os diversos controles da mesa virtual através de diferentes botões e faders, em vez do mouse. Enquanto a Mackie oferece para o sistema Pro Tools, da Digidesign, a sofisticada HUI, a Tascam, em parceria com a Frontier, está lançando a US-428, por menos de 600 dólares no mercado norte-americano, que promete controlar as mesas virtuais de todos os conhecidos programas de gravação

Mixagem e masterização.
No processo de armazenamento de áudio, Mixagem é não só o balanço dos volumes de cada instrumento que foi previamente gravado, mas também o equilibrio de timbres entre eles, feitos por meio de equalização, compressão e outros efeitos. A mixagem também pode ser realizada em apresentações ao vivo. Geralmente, o objetivo é obter um equilíbrio entre o volume e timbre de todos os componentes de forma a que todos possam ser ouvidos claramente, sem que no entanto encubram uns aos outros, mas podem haver infinitos critérios, ou até nenhum, sendo esta, uma atividade artística. A mixagem é feita geralmente pelo Engenheiro de som ou pelo sonoplasta
Masterizar é a arte de ouvir cuidadosamente uma mixagem completa com objetivo de apurar e corrigir deficiências sonoras e problemas.
Veja uma analogia:
Um trabalho bem mixado é como um ótimo par de sapatos, e a masterização é como um polimento, que dará brilho e realçará o melhor de sua confecção.
Algumas falhas que se tornam aparentes após a mixagem podem ser eliminadas

Aguarde mais postagens
NVproduções. Eli Mauricio

Artigos anteriores
A TV DOIS EM UM DA SONY
A TV DOIS EM UM DA SONY

23/07/11

O ÁUDIO DIGITAL
O ÁUDIO DIGITAL

23/07/11

Aprenda um pouco sobre o áudio digital , esta é a tecnologia que utilizaremos melhor daqui em diante
A diferença entre os áudios. Mono, Estéreo e surround
A diferença entre os áudios. Mono, Estéreo e surround

23/07/11

A diferença entre os áudios.